Conforme todos viram no post de ontem apurei como foi o primeiro semestre e as novidades na tv por assinatura que podem estar pintando até o final de 2013.
Como comentei também, deixei para falar da operadora SKY neste post em separado. Os motivos são claros, uma vez que poucas novidades boas apareceram desde o começo do ano, e a projeção para o próximo semestre não é tão animadora como as das concorrentes. Ao menos não parece ser.
SKY Brasil
Deixei para falar da SKY em uma parte separada do post justamente pelo atual momento que vive a operadora. Se na Claro TV/Net, OI TV/Vivo TV e um pouco menos na GTV, vemos avanços e expectativas, na SKY Brasil vemos um momento de apreensão. Mas mesmo antes de citar qualquer ponto negativo, é preciso salientar que uma operadora do tamanho da SKY, caso perceba que está perdendo mercado devido a falta de canais, pode investir rapidamente recursos e acelerar a disponibilização de seu novo satélite.
O que escrevo aqui portanto é um parâmetro da situação atual e de como foi o primeiro semestre, não sendo uma garantia que de fato a operadora ficará de braços cruzados esperando seus clientes mudarem de lado.
Novos canais na SKY
Os assinantes da operadora são os únicos que ainda não contam com o SporTV HD e o SporTV HD 2, ao menos dentre as grandes. Outras novidades como os novos canais HD HBO ainda engatinham nas demais operadoras e aqui não fazem uma falta tão alarmante. No primeiro semestre a maior novidade talvez tenha sido a entrada dos canais ESPN HD, os quais a operadora sempre teve bom relacionamento. Também houve a troca do canal Boomerang – que amargava com números ruins- pelo TBS, em uma decisão aprovada pela programadora. Canais comerciais foram saindo para dar espaço a outros, mas como a operadora decidiu se firmar contra a nova lei da TV por assinatura, bateu o pé, não incluiu nenhum canal obrigatório e acabou engessada, tendo que esperar por uma decisão em definitivo que a dispense de vez de carregar tais canais.
Poucas novidades mas assinantes fiéis
A SKY tem uma gama muito grande de assinantes fieis, um perfil de clientes que não se preocupam com a entrada de novos canais ou novos serviços. São clientes de faixas de renda mais elevadas, com mais idade e muitos que já eram assinantes da finada Directv. São assinantes que dificilmente mudarão de operadora apenas pela falta de novidades – são aqueles que prezam mais pelo funcionamento do serviço e atendimento personalizado. Esse com certeza é um fator que auxilia muito a operadora, mesmo em um ano de vacas magras.
Marca forte, mercado aquecido
Hoje quem não possuía TV por assinatura e está a procura de qual é a melhor opção, tende a buscar a SKY e a Net, pois são marcas consolidadas no mercado de TV. Infelizmente o barulho que causamos através de nosso blog, fóruns especializados (que ainda não são tantos), páginas em redes sociais e etc, não parecem ser fortes o suficiente para reivindicar soluções e mudanças no ramo. Isso se dá ao que foi construído lá atrás, na história da marca. Obviamente que com o tempo o panorama vai mudar, pois o perfil do assinante de TV paga está melhorando. Hoje quem fizer uma busca sobre qual a melhor operadora de TV por assinatura – e tiver um tempinho para ler, certamente que irá escolher aquela que se movimenta mais para oferecer o melhor em novidades e serviços para os clientes, pois a diferença de preços entre pacotes já não é abismal como antigamente.
Esperar ou trocar de operadora
A posição da SKY parece ser bastante clara e objetiva: ela vai incluir novos canais HD (e novos canais SD para os clientes HD) nos próximos meses. Só que próximos meses aqui devem ser lidos como: momento que o novo satélite estará disponível. Até lá não haverá milagres. Ou a operadora reforma a grade retirando metade dos canais menos assistidos e trocando por novos – o que é impossível de acontecer – ou ganha espaço para tal com o novo satélite.Repito: não tem milagre é só isso vai trazer SporTV HD, HBO HD 2 e demais novidades para a SKY.
Cabe então apenas a quem já é assinante medir o impacto que terá (financeiro principalmente) em optar pela troca de operadora e principalmente a importância no curto prazo que novidades na tv por assinatura que você assina terão em sua vida. A longo prazo (para quem tiver paciência), permanecer e apostar na SKY parece uma boa opção, pois com mais espaço e a experiência que tem, poderá se
0 comentários:
Postar um comentário